Seguidores

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Um problema muito sério - as cólicas nos bebés

Como já fiz referência no post anterior eu fiz uma viagem e a doce Safira de dois meses sofreu imenso com as cólicas e com a prisão de ventre.
A minha experiência ensinou-me alguns truques que acalmam a bebé, tentei e deram resultados.

Vou deixar aqui um texto que não é de minha autoria mas ensina muita coisa boa.

"As cólicas são um mistério da natureza. Ninguém sabe o que são realmente, mas todos têm uma opinião. Numa situação normal, um bébé com duas ou três semanas de vida começa a ter periodos de choro. Isto ocorre sobretudo à noite, e deixa de acontecer por volta dos três meses de idade (nalguns casos mais tarde).

Por vezes o bébé está inconsolável, mas se pegar nele ou embalá-lo ele pode acalmar-se temporáriamente. Para que um bébé esteja sujeito a cólicas é necessário que esteja a ganhar peso de forma natural e que esteja de resto saudável.

A noção de cólica foi extendida e inclui qualquer inquietação ou choro do bébé. Isto é válido porque realmente não se sabe ao certo o que uma cólica é.

Admite-se que todos conheçamos alguém cujo bébé foi curado das cólicas por um determinado tratamento. Admite-se também, que quase todos os tratamentos parecem funcionar, ainda que por curtos períodos.

Algumas ideias que podem ajudar:

  • Usar os dois peitos em cada amamentação
O leite materno altera-se durante a amamentação. Uma das alterações, é o aumento da quantidade de gordura à medida que o bébé passa mais tempo numa das mamas. Se a mãe trocar automaticamente o bébé de mama durante a amamentação, antes dele "acabar" um dos lados, a quantidade de gordura ingerida será substancialmente reduzida. Isto pode levar a que o bébé receba menos calorias, tornando a alimentação mais frequente.

Se o bébé consumir muito leite, para compensar a redução de calorias, pode chegar a cuspir algum do leite ou mesmo a pequenos engasgos. Devido à baixa quantidade de gordura no leite, o estômago esvazia-se rapidamente, levando a que uma grande quantidade de lactose (açucar do leite) chegue ao intestino ao mesmo tempo. As proteínas reponsáveis pela digestão deste açucar não são capazes de digerir estas quantidades elevadas de uma vez, e o bébé apresenta sintomas de intolerância à lactose: choro, gases, e movimentos de bexiga explosivos com fezes líquidas e esverdeadas.

Isto pode acontecer durante a amamentação. Estes bébés não são alérgicos/intolerantes à lactose. Estes problemas surgem devido ao tipo de informação que as mães recebem sobre a amamentação. isto não é razão para trocar para leite sem lactose.

         Não regule os horários de amamentação. Mães em todo o mundo amamentam bébé sem saberem as horas. Os problemas surgem sobretudo nas sociedades que usam relógio.
         A mãe deve deixar que o bébé se alimente num dos peitos até ele acabar ou até adormecer. Note que um bébé pode estar na mama cerca de duas horas mas tomar leite apenas por alguns minutos, o que neste caso pode levar a que o consumo de gordura seja diminuto. Se após ter "acabado" num dos lados, o bébé quiser mais leite, ofereça~lhe a outra mama.
        Na amamentação seguinte, a mãe deve dar o outro peito ao bébé da mesma forma.
        O corpo da mãe irá ajustar-se rapidamente ao novo método.
        Tal como não há regra para usar os dois peitos a cada amamentação, também não há para usar apenas um. Deixe que o bébé acabe num deles (aperte a mama de forma a manter o bébé a mamar mais tempo se necessário) e se ele quiser mais, troque de lado.

Um bébé que recebe muito leite muito depressa, pode tornar-se irrequieto e irritável quando está a mamar e pode dizer-se que está com cólicas. Normalmente, o bébé agarra bem a mama, começa a mamar e passados alguns segundos, tosse engasga-se e atrapalha-se um pouco. Por vezes ele larga o peito e o leite "espirra". Depois disto o bébé pode voltar mas fica irrequieto e pode voltar a repetir a performance. Pode não gostar da velocidade a que o leite sai se for rápido, e ficar impaciente quando este abranda. Este é um período desafiante para todos. O bébé pode por vezes recusar a mama após algumas semanas. Normalmente, com 3 meses de idade.



Um comentário:

anandia simoes disse...

Obrigado Alexandra-
é muito importante saber estas coisas