Seguidores

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Lavar os dentes



Fazer a higiene da boca do bebé é muito importante, pois através deste procedimento é que criará o hábito de manter a boca limpa para o resto de sua vida. Quando ainda bebés os pais podem limpar as gengivas e em volta das bochechas com uma gaze enrolada nos dedos. Esses movimentos devem ser feitos de forma circular e bem suave, para não magoar a boca do pequenino. Assim que aparecerem os primeiros dentinhos, a criança poderá fazer o uso de uma escova de dentes, bem pequena e com as cerdas macias. Não terá dificuldades se tiver sido acostumada a esse tipo de higienização.
Os pais precisam participar desse momento, incentivando a criança, dando a atenção necessária. O correto é deixá-la manusear a escova, experimentar a sensação de colocá-la na boca, mas depois da divertida brincadeira, devem pegar a escova e fazer a limpeza correcta dos dentinhos de seu filho.

A escovação é importante desde a primeira infância

Conversar com os pequeninos sobre a importância de se limpar os dentes é uma boa forma de explicar que existem bichinhos que comem o restinho da comida e alguns pedacinhos dos dentes também.
O exemplo dos pais serve ainda como um estímulo para que as crianças criem o hábito de escovar os dentes. Elas gostam de imitar as atitudes dos adultos e se comparam muito aos mesmos, imitando seus gestos, gostos e atitudes. Brincar com a criança, deixando-a escovar os dentes dos pais, também é uma forma atractiva de chamar-lhe atenção para a importância deste hábito.
Outro factor que deve ser considerado é de que as pastas de dentes, bem como as escovas, devem ser adequadas para a faixa etária.
O certo é usar cremes dentais infantis e escovinhas, pois estes possuem atractivos para chamar a atenção dos infantes.

By Jussar de Barros (Psicóloga)

Um comentário:

casa de professora disse...

EU AMAVA ESSA FASE DOS MEUS BEBÊS...PARABÉNS PELO SEU BLOG, SERÁ MUITO BOM PARA AS NOVAS MAMÃES...E PARA NÓS TB...VOVÓS EM POTENCIAL...RS BJS!