Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Crianças e Birras


É algo que todos já vimos ou vivenciamos.


Algures na vizinhança, irá encontrar uma mãe ou um pai embaraçado fazendo o seu melhor para ignorar a criança ou para fazê-la parar De facto, as birras são esperadas nas crianças, particularmente nos dois anos de idade mas na primeira vez que a criança faz uma birra poderá ser algo doloroso para os pais, especialmente se tiverem na presença de visitas ou em público.


Então, qual a razão por trás disto? Por vezes, não há razões óbvias mas normalmente surge, quando as crianças se sentem frustradas ou zangadas. Tal como os adultos, as crianças pequenas também podem sentir frustração face às dificuldades para realizar determinada tarefa. Por outro lado, também ainda não conhecem nem dominam palavras suficientes para dizer exactamente aquilo que querem, poderão sentir-se cansadas ou não gostarem que lhe digam "não".


As birras, normalmente surgem por volta dos doze meses e começam a ser menos comuns por volta dos três, quatro anos, à medida que começam a aprender outras formas de resolver problemas.


Claro que, todos terão as suas personalidades e enquanto uns, serão naturalmente mais quietos e tranquilos, fazendo menos birras, outros terão um temperamento mais irrequieto, tendo birras com maior frequência. Estes, precisarão da ajuda dos pais para melhorar estes comportamentos.


Mas se, por um lado, as birras são geralmente associadas, tomando maior visibilidade, nos comportamentos disruptivos; por outro, também expressam a importante oportunidade para ajudar o professor ou a criança a lidar com a frustração e a zanga. Saber como lidar com as inevitáveis frustrações da vida e ter a capacidade de saber expressar o descontentamento de forma apropriada são bons indicadores para um adulto bem sucedido.


Uma birra poderá durar cerca de 20 segundos ou prolongar-se durante horas. Isto poderá incluir choros, gritos, "bateres de pé" e inclusive, deitarem-se sobre o chão. O desafio para os pais será lidar com as "birras" assim que elas ocorrem e ensinar à criança a acalmar-se rapidamente, pois reduzirá substancialmente a aflição, tanto da criança como a vossa.


Uma das melhores formas para evitar as birras, será ajudar a fazer diminuir as hipóteses destas ocorrerem. Na prática, em sua casa, tire fora do alcance das crianças as coisas onde não quer que elas mexam. Isto evitará que tenha que repetir "não" simultaneamente. Promova um ambiente no qual, o seu filho se sinta seguro e confortável, deixe-o saber em diversas alturas do dia o que está a fazer, assim como, o que planeiam fazer a seguir.


Também será uma boa ideia ter regras simples e realistas e manter uma rotina, tanto para as horas das refeições como para as de dormir. Gerir "birras", poderá implicar ter de ignorar o seu filho e afastar-se, caso veja ser seguro fazê-lo, até que a "birra" pare, elogiando-o logo de seguida. Este procedimento será mais efectivo para crianças abaixo dos dois anos de idade e será mais difícil mediante a presença de outras crianças ou visitas.


No caso de crianças mais velhas, será provavelmente melhor dar-lhes instruções claras: - "Pedro, pára de gritar imediatamente e fala como deve ser" - ajudará se tirar um tempo fora, aproveitando para reflectir. Quando recorrer a esta "técnica", de usar o "Time-out", ou seja, de dar um tempo, certifique-se de que a criança será retirada do lugar onde se deu origem a "birra" para um outro lugar sem estímulos (brinquedos, TV, etc.), para que a criança possa estar quieta ou reflectir por um minuto. Poderá ter de recorrer a esta técnica várias vezes até a criança aprender a lidar com a frustração.


Enfrentar estes comportamentos poderá levar algumas semanas de esforços combinados e aplicações consistentes da técnica do "Time-out", entre outras.

Nenhum comentário: