Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Como ensinar o seu filho a vestir-se


Ensine o seu filho seguindo naturalmente cada etapa de acordo à sua idade... Ceda à brincadeira de ele se vestir... mesmo que ele apareça com tudo ao contrário.... faça do aprendizado uma brincadeira..

Mas deixo-vos aqui algumas sugestões
Como ensiná-lo a vestir-se?
A partir dos 3 anos, as crianças começam a querer vestir-se sozinhas, combinando cores e peças de roupa.
Esta fase, mais uma das muitas que se seguirão na sua vida já começou, na realidade, muito antes... por volta do primeiro ano! O desenvolvimento do seu filho é constante e desde que começou, com um ou dois anos a querer comer sozinho, passou por várias etapas.

Aos 2 anos, por exemplo, começou a cuidar da sua higiene e começou a despir-se sozinho. Mas o grande problema começa quando, numa tentativa de independência, tenta vestir-se sozinho. Aí, aparecerão obstáculos que irão necessitar, obrigatóriamente, da sua ajuda.

Uma ajudinha...

A autonomia que a criança necessita e irá procurar incessantemente iniciou-se muito antes, mas quando chega à fase em que deseja vestir-se sozinha,e a ajuda, é especialmente, a paciência dos pais que é ainda mais importante. Já sabemos que irão surgir dias em que aparecerá com uma meia vermelha e outra azul ou com a camisa do avesso. A solução: prepare não só a roupa mas também a criança para este passo tão complicado que agora tenta dar.

Eis algumas das regras que pode seguir:

Identifique a ordem da roupa através de um desenho, com peças de roupa soltas em cima da cama. Explique-lhe como se deverá vestir: Primeiro será a roupa interior, depois as meias... as calças e a camisa, e por aí... Explique-lhe que todas as peças têm uma parte direita e um avesso. Mostre-lhe as costuras para que saiba que deverão ficar para o lado de dentro.

Mostre-lhe que cada camisa tem uma frente e umas costas. Se a camisa tiver etiqueta, ajude-a a diferenciar cada um destes lados. Caso contrário, marque com um ponto as costas. Assim, a criança mais facilmente identificará cada um dos lados. Depois do jantar, e de modo a poupar tempo na manhã seguinte, prepare-lhe a roupa que vestirá no outro dia, sempre com a ajuda da criança. Coloque as peças por ordem de vestir: assim como no boneco que fez anteriormente, coloque a roupa interior, as calças e a camisa, o pulóver e o casaco. Para evitar enganos, coloque as meias dentro dos sapatos ou em cima destes para que ele as consiga identificar.

No caso dos sapatos, que também são difíceis de calçar, identifique-os para que ele perceba qual é o direito e o esquerdo (marque o interior de cada um dos pés de modo a que quando ele os calçar, os pontos fiquem unidos).  Para além disso, deverá utilizar materiais fáceis de calçar, como ténis com velcro.

Quando for comprar roupa para o seu filho, lembre-se que ele irá usá-la diariámente e, para vesti-la terá de ser simples, com botões grandes para que ele os agarre mais facilmente. Evite os colchetes e os fechos complicados, para além dos botões pequenos, difíceis de agarrar com aqueles dedinhos pequenos e pouco treinados. Outra opção para a roupa das crianças são os fechos em velcro, que são mais práticos de abrir e fechar. Lembre-se que se o fecho estiver nas costas, mais dificilmente a criança conseguirá fechá-lo. Escolha peças que se fechem à frente, pois a criança mais facilmente conseguirá vestir-se. No caso das meninas, o grande problema são os vestidos.  Ensine-lhe e treine com ela a forma de os vestir, provavelmente assistirá a algumas "guerras". Para elas, vestir primeiro a cabeça ou os braços é a mesma coisa, por isso, convém explicar-lhe a forma mais fácil de se vestir.

Ajudar sem magoar o ego
Aos 4 anos, as crianças acham-se capazes de fazer tudo e não aceitam tão bem a interferência dos adultos.
Então, a melhor forma de as ajudar é ser paciente e dar-lhe a entender que hoje ajudará para que amanhã ela consiga fazê-lo sozinha.  E acima de tudo, jamais deverá gozar da sua incapacidade para vestir uns simples calções. Use o carinho e o amor para chegar mais longe e ajudar o seu filho.

Espero que esta fase seja prazeirosa e de muita alegria, sem esquecer que os meninos nesta fase adoram vestir-se como os pais... com o meu filho ele perguntava-me quando eu sugerisse uns calções para o infantário se o pai também ia trabalhar de calções? É só uma fase linda e divertida e acima de tudo fácil de se ultrapassar.

Nenhum comentário: